domingo, 2 de março de 2014

Tijolo Ecológico

Boa tarde, pessoas!

Hoje vim falar sobre tijolos ecológicos. Quando eu começar a construir minha casinha, pretendo utilizá-los e resolvi montar este post para explicar as vantagens de se construir com eles. 
Antes de tomar esta decisão, pesquisei muito na internet e, assim que vi uma matéria de uma casa construída com os tijolos na revista Construir Mais por Menos, vi que eu havia tomado a decisão certa.

Fonte: Google

O tijolo ecológico, diferentemente do tijolo comum, é feito sem a queima no processo de produção. Sua composição é 95% terra e 5% cimento, prensados e curados com água. Podem ser usados em construções de até 6 andares.
Com seus furos centralizados, permitem que os sistemas elétrico e hidráulico sejam embutidos sem quebras. Falando em quebras, é seis vezes mais resistente do que o comum, tornando a obra mais limpa, com menos entulho.
Seu formato contribui para a impermeabilidade e é termoacústico, ou seja, além de diminuir o barulho de fora, ainda mantém a temperatura da casa agradável tanto no calor quanto no frio.

 
Fonte: Google

Os tijolos são fixados com cola de PVA e, em seguida, rejuntados e, ao contrário do que muitos pensam, não precisa de uma mão-de-obra especializada.
Por ter paredes menores e mais leves que o tijolo comum, reduz o custo da fundação que, diga-se de passagem, é bem carinho...
Utiliza apenas 60% do ferro e 10% do concreto, comparando a uma construção convencional. Além disso, não há necessidade de reboco e permite o assentamento de vários acabamentos diretamente sobre ele, como gesso, textura, grafiato, cerâmica, tinta e reboquit. Também não é necessária viga para apoio das lajes.

Fonte: Google

Além de todas essas vantagens, o tijolo ecológico reduz 30% do tempo da obra e, dependendo do acabamento, pode reduzir até 25% do valor final.
O preço dele é um pouco maior que o do comum, mas a economia que se faz durante a obra compensa e muito!
Pretendo fazer minha casinha com a parte de dentro rebocada e a parte de fora com os tijolos aparentes, já que ele dá um resultado legal e economiza com material ($$$). Deem uma olhadinha:

Fonte das imagens: Google









Espero que tenham gostado!

Beijokitas

6 comentários:

  1. Sem dúvida é uma ótima opção,porém onde moro não consegui encontrar com preço bom,acho que como não tem muita procura eles acabam tendo que aumentar o preço.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jack!
      Infelizmente muitas pessoas não conhecem o tijolo ecológico e acabam optando pelo comum e, como você disse, acaba encarecendo o produto. Em uma matéria que pesquisei disse que a maioria das pessoas que o utilizam tem dinheiro. Por outro lado, vi que tem cidades que estão começando a utilizá-lo em moradias populares e isso é um bom sinal, não só pelo aumento da procura e estímulo a fabricação, mas também pela consciência ambiental.
      Aqui em São Paulo vi que tem concorrência e os preços estão apenas um pouco maior que o do comum. Mesmo utilizando mais unidades, acredito que, com a economia no cimento, nas ferragens e na madeira, compense construir com ele. Vamos ver no que dá, né?!
      Beijokitas

      Excluir
  2. Oi Maria! As casas ficam lindas com ele...Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla!!!

      E o melhor é a economia que se tem não precisando rebocar e pintar a parte externa!

      Beijokitas

      Excluir
  3. vocês fazem no espirito santo na serra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu não construo casas. Este blog é sobre minha jornada pela aquisição do primeiro imóvel e construção da minha casa.
      Beijokitas

      Excluir

Obrigada por visitar o "Quem não casa também quer casa"!
Opiniões e sugestões são muito bem vindas (e até necessárias!)
Beijokitas